Como o governador Flávio Dino vem reiterando ao longo de sua gestão e concordamos plenamente com ele, os pilares para a verdadeira transformação do Maranhão são a educação e a produção.
Muito já falamos aqui sobre o setor produtivo, inclusive por conta do tempo em que estivemos à frente da pasta de Agricultura, Pecuária e Pesca do estado, mas não se pode falar em evolução, seja no campo ou na cidade, sem falar em educação de qualidade.
Essa sempre foi uma das bandeiras do meu partido, o PDT e do nosso grande mestre, Jackson Lago. Segundo ele, não há caminho a não ser pela educação e, na prática, ele se mostrou um grande gestor nesse aspecto. Como prefeito de São Luís, promoveu um aumento substancial no número de crianças e jovens em salas de aula, de 16 mil para quase 80 mil alunos, com frutos que são colhidos até hoje.
Um dos maiores desafios à educação no Maranhão é a universalização do acesso ao ensino. Nesse aspecto, são louváveis iniciativas do Governo do Estado, como IEMAs, a UEMASUL, as escolas em tempo integral e as Escolas Dignas por todo o estado.
Enquanto aluno, senti na pele a necessidade de ter perto de casa o Ensino Superior, por isso mudei para São Luís para cursar Engenharia Civil na UEMA, onde não só me formei como conheci o movimento estudantil e iniciei minha trajetória política. Anos depois, vendo que esse mesmo problema ainda persistia no Sul do Maranhão, criamos a Unibalsas, que, com 10 anos de atuação, tem milhares de egressos e profissionais atuando na região e em outros estados.
Enquanto secretário de Agricultura, buscamos sempre dar oportunidades de aprendizado aos pequenos produtores e agricultores familiares, seja pela assistência técnica e gerencial, seja pelos cursos e capacitações promovidos pela equipe técnica da Sagrima ou em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)
Defender a educação é parte da nossa identidade, da nossa história e da nossa crença de que esse é o caminho para desenvolver o enorme potencial do nosso estado.
*Publicado no Jornal Pequeno, 19 de maio de 2018
Leave a Comment